Por que deveríamos cantar os Salmos em nossas igrejas?

    "falando entre vós com salmos, hinos e cânticos espirituais, cantando e louvando de coração ao Senhor," Ef 5.19


  Deus sempre se preocupou com o tipo de louvor prestado pelo seu povo, o louvor a Deus, não pode ser feito a partir de ideias irracionais a respeito dele, fruto da própria imaginação humana, como vemos na maioria das músicas gospel hoje em dia. Pela preocupação de Deus, que o povo lhe prestasse um louvor real e verdadeiro que engrandecesse o seu nome, Deus deu aos nossos pais um hinário, inspirado pelo próprio espírito santo, para que o seu povo o louvasse verdadeiramente. O louvor ao Senhor não pode fugir de sua grandeza, não pode diminui-lo ou brincar com o seu santo nome, o louvor a Deus deve ser bíblico, afirmando a infinda grandeza de Deus, e seu mais diversos atributos, como vemos nos louvores dos Salmos. Deus não recebe um louvor anti-bíblico, com imaginações infantis acerca dele, tais músicas devem ser anátema. Muitos dizem que Deus não se preocupa com o conteúdo, mas sim com a intenção do cantor, contudo, tal ideia não está sequer perto de ser verdade na escritura. Deus se importa com o conteúdo do louvor que prestamos, músicas que nos colocam no centro, e mesmo assim são prestadas a ele, ele não as recebe, a preocupação de Deus fez com que ele desse ao seu povo um lindo hinário, para que o seu povo o louvasse consoante a sua muita grandeza. Aqueles que dizem que tais músicas são monótomas e chatas cometem uma blasfêmia contra o Deus que escreveu esses hinos, muitos sentem fadiga ao cantar os salmos, mas que privilégio é maior do que cantar a própria palavra de Deus? Não há maior privilégio. Tais pessoas que assim afirmam palavras desonrosas contra o cântico dos Salmos da igreja, certamente estão em busca de músicas com grande poder emocional para assim fazer a igreja "pegar fogo", não se importam com o conteúdo, mas com o sentimento dos ouvintes, contudo devemos cantar para Deus ser engrandecido, esse é o objetivo do nosso louvor, não é que a igreja "caia em poder", mas que o nome santo do Senhor seja verdadeiramente glorificado.

1. Foram instituídos pelo próprio Deus como o conteúdo do louvor prestado pelo seu povo. Os salmos não foram produzidos ante a mera imaginação humana, não foram grandes eruditos em composição que os comporam, muito menos leigos, mas quem compôs esses louvores foi o próprio Deus. Deus inspirou homens para produzir aquele santo hinário, as igrejas no antigo testamento o louvavam com grande animo. Deus estabeleceu, Deus o formou, de modo que Deus se alegra com o seu povo quando sua palavra é cantada. Esses hinos contrastam sobremodo com as músicas cantadas hoje em dia, musicas essas que, em grande parte, suas intenções são aliviar o ego, trazer auto-ajuda e não glorificar a Deus. Por isso deveríamos sempre cantar o salmos em nossos cultos, são a manifestação da glória de Deus, manifestam seu poder e sua grandeza, e nos mostram que Deus se preocupa com o tipo de louvor e adoração prestados a ele. Não há nada que nos motive mais a cantar os Salmos do que esse primeiro ponto; eles foram dado pelo próprio Deus para o seu povo o louvar.

2. São louvores que engrandecem o nome de Deus. Os Salmos nos mostram a grandeza de Deus, seu poder, sua bondade, santidade, justiça e vários outros atributos seus. São louvores que colocam Deus no centro, ou seja, são teocêntricos. As nossas igrejas deveriam cantar apenas hinos que engrandeçam ao Senhor, que o ponham em lugar de primazia. A palavra louvor significa elogio, a quem, então, estamos elogiando no nosso culto, será ao homem? Devemos louvar apenas a Deus, e os Salmos dão-nos essa oportunidade. Enquanto muitas músicas retratam Deus de modo infantil, ou até de modo desprovido de sua palavra, os Salmos mostram-nos, verdadeiramente, a pessoa real de Deus, o seu verdadeiro ser. Devemos engrandecer a Deus somente, prestar glória somente a ele, e essa adoração não pode ser encontrada sem nexo com sua palavra, os Salmos nos mostram o verdadeiro ser de Deus, encontrado em sua palavra, os Salmos são palavra de Deus. O Deus que é o centro do culto genuinamente cristão, é o Deus que é o centro da música genuinamente cristã. Há coisa melhor do que dizer que Deus é grande? De modo algum. Louvemos ao Senhor com alegria e gratidão, o Salmo 150 ensina-nos louvarmos ao Senhor pelos seu poderosos feitos.

3. Cantar os Salmos nos dão oportunidade de decorarmos as escrituras. Ao cantar os Salmos, as letras ficarão em nossa mente, de modo que teremos fixo em nossa mente a escritura sagrada. Muitos sentem dificuldade em decorar versículos bíblicos, cantar os salmos, contudo, nos dão oportunidade de decorar capítulos inteiros da bíblia, os quais não ficarão apenas na mente, mas, também, fixo em nosso coração, e ajudará nos momentos difíceis. Há grande beneficio em decorar passagens bíblicas, todo crente deveria se preocupar com isso, e decorar os cânticos nos salmos são um bom começo. Temos capacidade para decorar a música que quisermos, de modo semelhante podemos decorar os Salmos. Isso é deveras bom para o crente; ter a palavra do Senhor em sua mente, palavra essa, santa, perfeita e eficaz. Cantar os Salmos no culto dão-nos essa oportunidade.

 A vista disso devemos ter os Salmos em grande estima, são a palavra de Deus, quem dera todas as igrejas evangélicas tivessem o privilégio de ter os Salmos cantados. Essa prática tem sido mais comum na igreja Reformada, outras denominações, porém, parecem desprezar esses hinos, tratando-os como "frios" e que não surtem efeito algum. Lamento porém afirmar que, para essas pessoas, a bíblia não é mais suficiente para trazer fervor ao coração, como se o espírito santo precisasse de nossa ajuda para dar um empurrãozinho para fazer sua obra. Enfim, os Salmos são a expressão do ser de Deus, nosso Deus é zeloso pela sua natureza e se importa com o louvor prestado a ele, atentemos para isso. Não nego, contudo, que não possamos cantar música composta por cantores evangélicos, quando a letra é bíblica o nome de Deus será glorificado, digo porém que não desprezemos o canto dos Salmos em nosso culto.

Por: Emanuel Souza 

    

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Se Deus predestinou os que seriam salvos por que evangelizar?

5 Lições que aprendemos com Cristão

Jesus morreu por todos ou apenas pelos eleitos?