Jesus morreu por todos ou apenas pelos eleitos?

"Ele salvará o seu povo dos seus pecados" (Mt 1.21)  "Eu sou o bom pastor, o bom pastor dá a vida pelas suas ovelhas" (Jo 10.11) "Ninguém tem maior amor que este, de dar a vida PELOS SEU AMIGOS" (Jo 15.13) "Não rogo pelo mundo mas por aqueles que me deste, pois são teus" (Jo 17.9)



  Há duas correntes de pensamento, uma delas, o arminianismo, a corrente mais popular, defende a ideia da expiação ilimitada, ou seja, que Cristo morreu por todas as pessoas sem exceção alguma. Por outro lado, os calvinistas defendem a ideia da expiação limitada,ou seja que Jesus morreu apenas por um grupo restrito no qual ele escolhera antes da fundação do mundo. Qual dessas correntes encontra respaldo nas escrituras? Jesus morreu por todos, ou apenas pelos eleitos?

 1. Nenhuma gota de sangue eficaz, em vão, foi na cruz derramada. O sangue precioso de Cristo não seria derramado em vão na cruz, por pessoas que o desprezam. O sangue precioso do Senhor, que é capaz de lavar os nossos pecados, não só os nossos, mas os do mundo inteiro, tal sangue não seria derramado em vão. Dizer que Cristo morreu pelos ímpios é dizer que, por aquelas pessoas, ele morreu em vão, pois, se estas pessoas vão para o inferno, e a morte de Cristo da salvação, o sangue de Jesus foi derramado em vão na cruz. Não creio em uma tolice como essa.

 2. Se Cristo morreu por todos, logo, todos serão salvos, MAS a bíblia não ensina isso.  O sangue de Cristo é o que nos dá salvação, é Cristo quem aplica em nós, por meio de sua morte, a expiação, logo, aquele por quem Jesus morreu é um salvo, um remido, um eleito. Cristo não morreu para nos proporcionar salvação e sim para nos da-la. Quando Cristo está na Cruz, em toda sua dor, ele grita: "Está consumado", longe dele dizer "Minha parte já fiz, de proporcionar salvação, basta vocês fazerem sua parte..." Não! Nosso Senhor, com todo sua bravura ergue sua voz e exclama "Está consumado!" A salvação não é semelhante a um homem que está se afogando e alguém joga uma boia que o possibilita se salvar, é até uma bonita ilustração mas está longe de ser verdade. A bíblia nos ensina que, ao invés de estarmos nos afogando, estávamos MORTOS. Mortos em nossos delitos e pecados (Ef 2). Cristo não morreu para possibilitar salvação mas para da-la por completo, dizer que a morte de Cristo possibilitou a salvação, é fazer pouco caso de sua morte, e dizer que nossa escolha é mais eficaz para nossa salvação do que sua morte. Tendo em vista que aqueles por quem Cristo  morreu são salvos, pois são lavados do seus pecados e justificados, se Cristo tivesse morrido por todas as pessoas do mundo, logo todos seriam salvos. Longe da bíblia ensinar a salvação universal, a bíblia diz que muitos irão se perder, muitos irão para o inferno, a bíblia é clara sobre esse assunto. Logo resta-nos alegar que Jesus morreu apenas pelos eleitos, aqueles que serão salvos.

 3. Muitos acham linda a ideia de uma salvação universal, de uma expiação ilimitada, acham maravilhosa a ideia de que Jesus morreu por todos, e saem por aí exclamando "Jesus morreu por você" (Não vejo problema em dizer "Jesus morreu por você" na condição de que você também o informe que, para isso, é preciso que ele se arrepende dos seus pecados e creia em cisto, mas, lamentavelmente isso não acontece na maioria das vezes). Isso não é uma boa nova do evangelho, uma expiação que não expiou ninguém eficazmente, precisa de nossa aceitação, isso não é boas novas do evangelho.

Objeções;

 1. Muitos podem objetar, contra a ideia calvinista da expiação limitada, citando João 3.16, texto muito conhecido; "Porque Deus amou o mundo de tal maneira que deu seu filho unigênito para que todo aquele que nele crê não pereça, mas tenha a vida eterna." Mas será que esse texto nos ensina mesmo a morte de Jesus por todas as pessoas? Nem sempre quando a Bíblia se refere ao mundo, ela quer dizer todas as pessoas da terra, vejamos "O mundo jaz no maligno" (1Jo 5.19) e também "Quando ele vier convencerá o mundo do pecado, da justiça e do juízo" (Jo 16.8). Ora, será que todas as pessoas do mundo estão convencidas do pecado da justiça e do juízo? vá há um prostíbulo ou um bar e pergunte as pessoas se elas estão convencidas disso, elas não vão nem saber do que você está falando. Ou, todas as pessoas do mundo jazem no maligno? Eu jaz no maligno? você jaz no maligno?Então nem sempre podemos interpretar mundo como "todas as pessoas".  O que Jesus quis dizer? Bem, ele estava em um dialogo com um fariseu chamado Nicodemus, que, assim como todo Judeu, tinha uma visão restrita da salvação, ou seja, achava que apenas os Judeus poderiam ser salvos. E Jesus dez que amou o mundo, não que amou todas as pessoas do mundo, mas o mundo em geral. É como se Jesus dissesse: "Nicodemus, eu não amei apenas os Judeus, mas amei o mundo, amei pessoas que moram em Roma, pessoas que moram na Grécia..." Se formos interpretar mundo como todas a pessoas do mundo, então, primeiro, todos estão salvos e segundo todos jazem no maligno.

2. "Eis o cordeiro de Deus que tira o pecado do mundo" (1.29) O fato de ser Cristo o cordeiro de Deus que tira o pecado do mundo, não significa que ele tirou os pecados de todas as pessoas do mundo, pois, ambas as correntes, concordam que nem todos serão salvos, como alguém pagaria por um pecado que já foi pago? De semelhante modo o fato de que Deus estava reconciliando com si o mundo (2 Co 5.19) Significa que os pecadores em geral foram reconciliados com  Deus. Quando João nos diz que Cristo "é a propiciação pelos nossos pecados, e não somente pelos nossos, mas ainda pelos do mundo inteiro" (1 Jo 2.2), pode-se simplesmente compreender que Cristo é o sacrifício expiatório disponível para pagar os pecados de qualquer um no mundo, e seu sangue é tão poderoso que tem poder para pagar os pecados de qualquer um no mundo.

3. Por fim, Não seria injustiça da parte de Deus? De modo algum. Ninguém merece a salvação, todos pecaram e estão destituídos da gloria de Deus, logo, não há ninguém que mereça a salvação. O fato de ter Cristo morrido por alguns eleitos é a manifestação de sua misericórdia, e o fato de não ter morrido por muitos é a demostração de sua justiça, um recebe a misericórdia outro a justiça, nenhum recebe a injustiça de Deus. Se Deus não quisesse morrer por ninguém ele assim o faria, quem é o vaso para dizer ao oleiro: "por que me fizeste assim?" Ele é completo em si mesmo e não carece de nós, nós carecemos dele, portanto não é injustiça e sim misericórdia ,para uns, justiça para outros.

Autor: Emanuel Souza

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Se Deus predestinou os que seriam salvos por que evangelizar?

5 Lições que aprendemos com Cristão