Se Deus predestinou os que seriam salvos por que evangelizar?

 "Por isso, tudo suporto por amor dos eleitos, para que também eles alcancem a salvação que há em Cristo Jesus com glória eterna." 2 Timóteo 2:10



  A corrente soteriológica Calvinista, afirma com bastante veemência que a graça de Deus é irresistível e que, antes da fundação do mundo, Deus já escolheu os que iam ser salvos, e esses serão salvos de uma maneira ou de outra. Deste modo muitos costumam indagar, dizendo "Se Deus é soberano e escolheu os que iriam ser salvos, por que eu preciso evangelizar, já que estes, de qualquer maneira, virão a Cristo?" Seria, porém, tal indagação honesta para com o calvinismo? Os oponentes dessa doutrinam os acusam de evangelizarem sem razão, já que, mesmo que não evangelizassem, os eleitos teriam que vir. Isso é desonestidade com a doutrina bíblica, e como os calvinistas que, em toda historia, foram os que mais contribuíram para evangelização. 

Antes de começar a expor minha argumentação, quero trazer uma pequena defesa da doutrina da eleição. Depois do pecado de Adão todo homem morreu espiritualmente, de modo que ficou incapaz de voltar-se para Deus por sua própria capacidade. Todos os homens pecaram e assim estão mortos em seus delitos e pecados (Ef 2) Um morto é incapaz de dizer sim, como dizia Spurgeon. O homem incapaz de voltar-se para Deus, era também, por natureza, filho da ira, e culpado de transgressão a santíssima lei de Deus. Deus, por infinita graça e misericórdia, decidiu escolher uns para a salvação, não com base em nada que houvesse neles, mas por sua livre graça, "Pela graça sois salvos" "Isso não vem de vós" "Não de obras para que ninguém se glorie" (Ef 2.8-9). Cristo vem ao mundo para morrer e pagar pelos pecados desses eleitos, de modo que nenhuma gota de sangue eficaz foi derramada em vão, e todos aqueles por quem Cristo morreu serão salvos, pois ele pagou eficazmente a divida. Deus chama os seus eleitos por meio de sua graça irresistível e, esses, perseverarão até o fim de sua vida. (Já escrevi artigos sobre a expiação eficaz e sobre a perseverança dos santos, estão disponíveis no blog)

1. Deus tem seus eleitos. O fato de Deus ter seus eleitos é para nós grande motivação para evangelizar. Se os homens tivessem de vir a Cristo pelas suas próprias escolhas certamente nossa pregação seria mal sucedida, ninguém viria a Cristo, o homem carnal, em sua natureza pecaminosa, não verá nada de atrativo na fé cristã e irão se opor a ela. Mas Deus tem seus eleitos, a evangelização não será mal sucedida porque Deus pode ter eleitos ali. Isso motiva o Calvinista a evangelizar, a saber que, se pessoas não virem a Cristo, é porque Deus tem outro propósito. O presbiteriano David Brainerd passou muitos e muitos anos pregando entre os índios sem que uma alma sequer fosse salva, ele porém não desistiu, continuou até que os eleitos chegaram. Ele sabia que Deus tinha seus eleitos, e que não poderia parar sua pregação até que eles se convertessem. Paulo diz a Timóteo, no capitulo dois, versículo dez, que tudo suporta por causa dos eleitos, para que eles sejam salvos. Paulo sabia que Deus tinha seus eleitos, portanto não desistia e suportava tudo para que esses eleitos fossem salvos, Paulo sabia que seu evangelismo não seria em vão.

2. Esse é o meio pelo qual Deus ordenou que seus eleitos chegassem até ele. Deus decidiu que a pregação seria o meio de atrair seus eleitos, por isso devemos nos apressar em evangelizar, para que os eleitos venham a Cristo, Deus nos usa para atrairmos, por meio da pregação, os eleitos. Deus predestinou que esse seria o meio, portanto ide. É isso mesmo que Cristo fala na grande comissão, ele começa por dizer que todo poder lhe foi dado no céu e na terra (Portanto, ele é soberano para salvar), portando devemos ir. Conta-se uma história: Um casal de puritanos moravam em uma região onde havia muitos ursos, o homem, certa feita, decide ir a cidade, e leva sua espingarda caso algum urso apareça, sua mulher, porém, indaga "Por que levar essa espingarda? Se tiver predestinado que você morra, morrerá, ou, que viva, viverá" O Homem sabiamente responde "E se estiver predestinado que eu dê um tiro no urso". Deus usa meios para realizar seus desígnios, e o meio que ele usa para atrair seus eleitos é a nossa pregação, portanto devemos pregar sabendo que estamos sendo instrumentos de Deus.

3. Deus nos manda evangelizar. O evangelismo é uma incumbência dada a todo cristão, Paulo afirma que não há nenhum motivo de se gloriar em sua pregação pois era sua obrigação (1 Co 9.16) Paulo também afirma que é devedor há todos os homens, de pregar o evangelho (Rm 1.14). Cristo mandou seus discípulos irem e pregar o evangelho a toda criatura. É uma obrigação dada a todo crente, não um favor que fazemos a Deus. Como Spurgeon dizia: Todo cristão ou é um missionário ou é um impostor". Deus obriga-nos a pregar a toda criatura. Em obediência a Deus devemos cumprir sua ordem. Cristo nos manda pregar a toda criatura, eleitos e não eleitos. Não sabemos quem são os eleitos, portanto devemos pregar a todos sabendo que só os eleitos virão a Cristo. Devemos jogar a rede ao mar, e deixa-la exposta a peixes e tubarões, mas sabendo que apenas os peixes virão. Quando Cristo convida todos a virem a ele (Mt 11.28), ele havia dito no verso anterior que só conhece ao pai aquele que o filho quiser revelar. Até a pregação aos não eleitos tem um propósito; torna-lo indesculpável perante Deus. A pregação tem dois propósitos, trazer os homens a Deus ou agravar ainda mais a condenação deles. Portanto Deus nos impele a pregar o evangelho. 

 Para finalizar, quero trazer apenas um pouco da história para aqueles que dizem que Calvinistas não evangelizam, poderia citar em todo mundo o quanto a evangelização calvinista foi influente, mas vou me limitar a falar apenas sobre o Brasil. Huguenotes franceses(enviados pelo próprio João Calvino), Congregacionais com Robert Kalley e Sarah Kalley, presbiterianos Escoceses, Luteranos, Metodistas e Batistas, foram mandados para cá muito antes do que os arminianos sonhassem em chegar aqui. Portanto os que dizem tamanha desonestidade, desconhecem o quanto foram beneficiados pelos calvinistas.

Por: Emanuel Souza 

   

Comentários

  1. papinho furado , como explicar 1 timoteo 2,4 - 2 pedro 3 -9 - ATOS 17 -30 , Deuteronomio 30 19 -
    A salvação só vem pela graça de Jesus mas o homem tem que querer ,nosso Deus é soberano e não tirano para condenar alguns sem da a chance da salvação,

    ResponderExcluir
  2. Concordo! Deus é soberano sobre tudo e sovre todos, faz do jeito que quer da forma que quer e cabe nós pecadores, mortos no nossos próprios delitos aceitar. Vamos para de julgar irmãos em Cristo que tem uma visão diferente da nossa. Agora digo que não devemos apenas separar versículos e tirar meraw conclusões, leiam todo o contexto e peçam direção de Deus para discernir a palavra Dele.
    Porque, não tendo eles ainda nascido, nem tendo feito bem ou mal (para que o propósito de Deus, segundo a eleição, ficasse firme, não por causa das obras, mas por aquele que chama),

    12 Foi-lhe dito a ela: O maior servirá ao menor.

    13 Como está escrito: Amei a Jacó, e odiei a Esaú.

    14 Que diremos pois? que há injustiça da parte de Deus? De maneira nenhuma.

    15 Pois diz a Moisés: Compadecer-me-ei de quem me compadecer, e terei misericórdia de quem eu tiver misericórdia.

    16 Assim, pois, isto não depende do que quer, nem do que corre, mas de Deus, que se compadece.

    17 Porque diz a Escritura a Faraó: Para isto mesmo te levantei; para em ti mostrar o meu poder, e para que o meu nome seja anunciado em toda a terra.

    18 Logo, pois, compadece-se de quem quer, e endurece a quem quer.

    19 Dir-me-ás então: Por que se queixa ele ainda? Porquanto, quem tem resistido à sua vontade?

    20 Mas, ó homem, quem és tu, que a Deus replicas? Porventura a coisa formada dirá ao que a formou: Por que me fizeste assim?

    21 Ou não tem o oleiro poder sobre o barro, para da mesma massa fazer um vaso para honra e outro para desonra?

    22 E que direis se Deus, querendo mostrar a sua ira, e dar a conhecer o seu poder, suportou com muita paciência os vasos da ira, preparados para a perdição;

    23 Para que também desse a conhecer as riquezas da sua glória nos vasos de misericórdia, que para glória já dantes preparou,

    24 Os quais somos nós, a quem também chamou, não só dentre os judeus, mas também dentre os gentios?

    ResponderExcluir
  3. Estou buscando formar minha linha teológica e confesso que antes pensava como os arminianos e agora não mais, porém tem dilemas difíceis de resolver, afinal calvino e Armínio nem se conheceram né. Acredito que o pecador não tem méritos na salvação e que Deus tem seus eleitos, ou por presciência ou por livre exercício da Sua soberania, mas ainda não fiquei satisfeito com questão por que Deus nos manda evangelizar. Se os eleitos estão salvos e é impossível deixar de ser salvos, a igreja não precisaria evangelizar, quando a ação do evangelismo é fazer Cristo conhecido ao pecador que então o ES o convence do pecado infundindo-lhe fé para crer. Mas se ninguém fosse o eleito perderia a eleição? Claro que não. Então deve ter algo mais do por que a escritora nos manda evangelizar.

    Mas o texto do irmãos é muito bom. Fica na paz!!

    ResponderExcluir
  4. Se como está escrito a evangelização é necessária para que os eleitos venham à Cristo este ato de vir é livre arbítrio pois se não fosse assim independente de evangelização a pessoa viria. No texto ele usa a palavra converter e não há conversão sem tomar uma decisão o que é livre arbítrio

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

5 Lições que aprendemos com Cristão

Jesus morreu por todos ou apenas pelos eleitos?